Antigo Mercado Municipal

O Antigo Mercado Municipal foi construído por José Carlos Garibaldi em 1890 sob a orientação da Câmara Municipal. No ano seguinte foi ampliado com a construção de um anexo para os animais.

Rua Assis Figueiredo e o Antigo Mercado Municipal

Entre 1890 e 1909 – Coleção José Ranauro – Acervo Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Já em 1903 foi inaugurado um novo edifício, construído por Antônio José Loureiro, foi inaugurado em 2 de fevereiro deste ano.

 

Rua Assis Figueiredo e o Antigo Mercado Municipal indicado na seta

Mercado entre 1909 e 1916 na indicação – Coleção José Ranauro – Acervo Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Antigo Mercado sem a torre

A Reforma

Em 1916, o prefeito Dr. Francisco Escobar, contratou o italiano Manuel Luiz Zuanella para fazer a reforma seguindo os projetos dos arquitetos José e Otto Piffer, construindo a ala voltada para a Av. Francisco Salles assemelhando a parte superior do Polytheama. As antigas grades foram substituídas por basculantes de vidro e em 1916 foi inaugurado a nova torre. Desta forma o mercado acabou se integrando ao conjunto arquitetônico de Piffer, o qual também fazem parte: A Prefeitura Municipal, o Teatro Cassino Polytheama e o Grande Hotel.

Antigo Mercado Municipal

Antigo Mercado Municipal com a nova torre

 

Fotos entre 1916 à 1930

Fotos entre 1940 e 1950

Parte Interna

Estas são as fotos que mostram como era o ambiente interno do antigo mercado. Elas foram tiradas nos anos 50 por Edubê (FCCB) e estão no livro “Memórias em Preto e Branco” do Sr. Décio Alves de Moraes.

Transferência

Em 1969 o Mercado Municipal foi transferido para a Rua Pernambuco, para melhor atender os clientes e tentar melhorar a questão do estacionamento, que no centro da cidade havia se tornado um problema. Mais tarde o mercado recebeu uma cúpula simbólica que lembra o formato da cúpula do antigo mercado, o que podemos considerar uma homenagem.

A Loja de Construções

Desde 1920, havia no centro da cidade, na Rua Assis próximo a Rua Rio de Janeiro, a loja de construções Casa Carneiro. Ela transferiu a sua loja para o local onde estava o antigo mercado e executou intervenções no interior, mas mantém a sua fachada preservada até os dias atuais.


Referências:

http://www.memoriadepocos.com.br/2011/11/devolucao-cultural-50-mil-acessos.html
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?page_id=10546
http://www.memoriadepocos.com.br/2011/08/agencia-scalabrino-vii.html

Assuntos deste artigo:

Atenção: Este artigo é fruto de um trabalho voluntário feito em base das pesquisas do autor, o qual ele faz por conta própria por amor a cidade e para ajudar a população a conhecer a sua história. Mas para trazermos o melhor conteúdo, precisamos da ajuda de todos com informações ou correções. Por isso se você quiser contribuir, por favor comente abaixo ou envie um email para nos ajudar a Resgatar Poços de Caldas!

contato@resgatandocidades.com

Comentários:

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com