Residência de Marçal Santos / Cinelândia

Primeira Residência

Nos primórdios da cidade havia a seguinte casa na esquina da Rua São Paulo e a Praça Pedro Sanches em Poços de Caldas. Ainda não há registros de quem pertenceu a esta casa:

Casa Antes do Cinelândia

1888 – Coleção José Ranauro

 

Segunda Residência

Na década de 1920, nesta esquina passou a ter uma casa residencial que foi preservada até os dias de hoje. Nesta casa chegou a morar Marçal José dos Santos, irmão mais novo do Comendador Francisco de Paula Santos, avô de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.

Na década de 1920

Na década de 1920

Nesta foto a seguir podemos ver em frente a sua residência, uns carris de bois descarregando sacas de café da Fazenda Irarema, que  também era de sua propriedade. Ao fundo temos o Cassino Gibimba.

Carris de Bois descarregando café da fazenda Iracema

Acervo Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

 

Apesar de não termos registros fotográficos, Santos Dumont já chegou a visitar Poços de Caldas para ver seu tio-avô. Ambos tiveram seus nomes em ruas da cidade, principalmente como homenagem após a morte de Santos Dumont na década de 1930. E apesar de ainda não temos uma data de até quando Marçal Santos morou na cidade, provavelmente foi até a década de 30 ou até 50.

Antigo Residência na esquina da Rua São Paulo

1930

 

Como Espaço Comercial

Nos anos de 1960, o lugar foi modificado e passou a ser chamado como Cinelândia, tendo a radio Urânio na parte superior e outras lojas na parte inferior:

Cinelândia na década de 1960

Cinelândia na década de 1960

Segundo o site de Nilton Junqueira, era uma loja enorme que ocupava toda a parte inferior do prédio e que pertencia a Diamantino Rosa. Na parte superior havia várias salas, estando numa delas os Serviços de Alto-Falante Urânio, da Fermoi Publicidade, empresa de Ferreira Moisés. A Urânio funcionava como se fosse uma emissora de rádio, com programas de músicas, comerciais, notícias etc.

Um desses programas chamava-se Ritmos da Broadway e no qual eram executadas músicas norte-americanas. Era comandado pelo José Haroldo Santos Silva. Havia outros programas nos quais se tocavam músicas que faziam sucesso na época, como Balada do Amor Eterno, com Moacir Franco, I Can´t Stop Loving You, com Ray Charles, Brisa Errante, com Demétrius (que no ano seguinte gravaria Ritmo da Chuva), My Love Four You, com Johnny Mathis, Moon River, com a orquestra de Billy Vaughn e entre outras.

Nos anos 80 o lugar era conhecido por ter fliperamas na parte inferior:

Cinelândia entre 1970 e 1980

 

Em 2011, o lugar passou a funcionar como Micromix Cursos:

 

Como Lanchonete

Anos depois o lugar passou a funcionar como lanchonete Minas Chopp:

Lanchonete onde era Cinelândia

 

Atualmente o lugar funciona com o nome de Casarão e teve suas cores mudada para amarelo e azul:

Casarão 2016 – Foto Rafael E. Henrique

 

Localização:

Atenção: Este artigo é fruto de um trabalho voluntário feito em base das pesquisas do autor, o qual ele faz por conta própria por amor a cidade e para ajudar a população a conhecer a sua história. Mas para trazermos o melhor conteúdo, precisamos da ajuda de todos com informações ou correções. Por isso se você quiser contribuir, por favor comente abaixo ou envie um email para nos ajudar a Resgatar Poços de Caldas!

contato@resgatandocidades.com

Comentários:

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com