Prefeitura Municipal

O palacete da Prefeitura foi projetado em 1911  durante a administração do prefeito Francisco Escobar, o qual foi um dos prefeitos que mais trouxe relíquias históricas para a cidade de Poços de Caldas. Abaixo podemos ver nesta foto da Coleção de José Ranauro, o terreno em que foi escolhido para ser construído a Prefeitura no local onde está sendo indicado:

Terreno da Prefeitura de Poços de Caldas na década de 1900

Construção

Prefeitura Municipal em 1911

Prefeitura Municipal em 1911

Sua construção foi aprovada em 48 contos de reis (aproximadamente R$590400,00  – quinhentos e noventa mil e quatrocentos reais hoje em dia) e esteve presente na sua inauguração o prefeito Francisco Escobar, Eduardo Ribeiro, Dr. João Lisboa e Nelson de Senna, deputados do Congresso Mineiro, Dr. José Gonçalves de Souza, secretário de Agricultura; Coronel José Augusto da Costa Junqueira, chefe político; coronel Júlio Bueno Brandão, presidente do Estado de Minas Wenceslau Braz; tenente coronel Christo, seu ajudante de ordens; Dr. Pedro Sanches, major Libânio Vaz, José Piffer, Estevam Brandão, Lindolpho de Azevedo, do Paiz, Mendes de Oliveira e Pereira de Carvalho, do Diario de Mina.

Prefeitura Municipal em 1930

Conjunto Arquitetônico

A Prefeitura foi uma das construções que integrava ao conjunto arquitetônico da Av. Francisco Salles, feito pelos irmãos José e Otto Piffer, que foram trazidos pelo prefeito Francisco Escobar para executar as obras:

  • – Prefeitura Municipal
  • – Teatro Polytheama
  • – Grande Hotel
  • – Mercado Municipal

 

Todas estas construções podem ser vistas nesta foto a seguir em sua cor original:

Conjunto Arquitetônico da Av. Francisco Salles em 1920

 

Fotos entre 1910 e 1980

 

 

Modificações

Em 1972, houve algumas intervenções no seu interior, sendo a mais significativa, a construção do anexo , onde hoje é o Gabinete do Prefeito.
Depois nos anos 90 e 2010, ela passou a ter uma cor branca e azul claro.

Prefeitura em 2011

Preservação

Em 2007, o imóvel foi tombado através da Lei Municipal nº. 8351/2007, que é a proteção conferida aos bens de valor excepcional que devam ser preservados por suas características originais.

Desde 2012 a Prefeitura também voltou a ter uma cor parecida com sua cor original, amarelo-ocre, e é uma das edificações preservadas que dá um grande destaque para a cidade com sua formosa estrutura.

Prefeitura Municipal em 2016 - Rafael E. Henrique

 

Referências:

Memórias de Poços

Prefeitura de Poços de Caldas

 

Informações gerais:

Inauguração: 1911
Projetista: José e Otto Piffer
Estado de preservação: Preservada e Tombada pela Lei Municipal nº. 8351/2007
Cor da edificação: amarelo-ocre
Dimensão: 36 x 80 m +/-
Endereço:
 Av. Francisco Salles, 343. Centro
Telefone: (35) 3697-2000
E-mail: cit@pocosdecaldas.mg.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 12h às 18h.
Localização:

Assuntos deste artigo: , ,

Atenção: Este artigo é fruto de um trabalho voluntário feito em base das pesquisas do autor, o qual ele faz por conta própria por amor a cidade e para ajudar a população a conhecer a sua história. Mas para trazermos o melhor conteúdo, precisamos da ajuda de todos com informações ou correções. Por isso se você quiser contribuir, por favor comente abaixo ou envie um email para nos ajudar a Resgatar Poços de Caldas!

contato@resgatandocidades.com

Comentários:

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com