Sugestões de Revitalização da Praça Dom Pedro II

A Praça Dom Pedro II faz parte da história da cidade desde o seus primórdios e por isso ela precisa ser preservada e também ser revitalizada para estar sempre atraente como merece. Hoje as pessoas a visitam por causa das feiras de artesanatos que acontecem nos fins de semana ou pelas atrações culturais que acontecem em certos períodos. Mas o principal motivo das pessoas sempre passarem por ela é por causa das fontes termais, já que foi um dos primeiros lugares da cidade que foi feito a captação das águas sulfurosas.

Mas apesar de todos os lados positivos da praça, infelizmente ela tem estado meio mal cuidada. E por isso em 2017 começou um projeto de revitalização para que ela não ficasse abandonada.

Então aproveitando este momento, vamos então sugerir idéias que poderia tornar a praça ainda mais agradável para todas as pessoas que a visitam, como também, torná-la mais atraente turisticamente.

1- A Praça dos Macacos 

Inicialmente a Praça foi chamada de “Largo da Columbia”, mas também foi apelidada como Praça dos Macacos” pelas pessoas. Segundo as pesquisas do arquiteto Haroldo Gessoni, este apelido foi dado por causa do grande número de “símios barulhentos” que era possível de ouvir no local, o qual eram sons feitos pelos macacos que frequentavam as matas próximas. Porém existem relatos que o apelido foi dado por motivo de racismo sobre os povos negros que ficavam no local, algo que infelizmente era comum de acontecer no início do século XX, que mesmo depois da abolição da escravidão, existia em todo lugar do Brasil.

Por isso essa sugestão é dar outro sentido do seu nome, tirar esse clima ruim que ficou conhecido, colocando estátuas de macacos próximo das fontes (que também precisam estarem todas funcionando), para que a praça possa ser chamada de Praça de Macacos por causa das estatuas, e não mais por qualquer motivo de racismo.

Fonte não funcionando e sem decorações

Como ela está

Jardins floridos, fonte funcionando e decoração com estátuas de macacos

Sugestão

Fonte ao lado do Balneário

Como ela está

Estrutura da fontes com mais destaque e com descrição.

Sugestão

2- A Praça Dom Pedro II

Em 1886, o imperador Dom Pedro II visitou a cidade para inaugurar o ramal de Caldas, que ligava a Estação de Poços de Caldas à outras cidade do estado de São Paulo, como Águas da Prata, São João da Boa Vista e Aguaí.

O fato da praça ter oficialmente o nome do imperador é uma forma de homenageá-lo e também de relembrar este marco da história da cidade.

Por isso esta segunda sugestão seria ter uma estátua do imperador para representar este acontecimento.

Praça Dom Pedro II

Como ela está

Estátua de Dom Pedro II para representar a praça e história

Sugestão

O monumento poderia ficar neste lugar ou onde está o hoje o monumentos “para as mães”, sendo essa movida para a Praça da Matriz (Basílica N.S. da Saúde).

3 – A Fonte Sulfurosa

Quando foi feita a captação da água sulfurosa da praça, também foi construído um balneário em 1896. Infelizmente nos anos 70 este balneário foi demolido e deu lugar ao atual balneário Mario Mourão. Já no centro da praça também teve uma fonte que foi sempre preservada, sendo o principal destaque do local.

Por se tratar de uma fonte histórica, seria muito bem vindo se ela tivesse mais destaque, que ao invés de ter uma estrutura moderna, ter sim uma estrutura mais clássica como os coretos. Este tipo de estrutura em fonte é muito conhecida na cidade de “Caxambú”, como por exemplo a “Fonte Beleza“. Por isso seria muito interessante e atraente se ela tivesse uma estrutura parecida:

Praça Macacos - Principal Fonte Sulfurosa

Como ela é

Cobertura da fonte em estilo de coreto

Sugestão

 4- Trailers de Lanche

A Praça também é conhecida por ter uma concentração de trailers de lanche próximo ao balneário. Uma sugestão seria  a troca de todos os trailers por “Food Trucks“. É claro que isso demandaria um alto custo,mas valeria a pena por que como food truck traria mobilidade para os comerciantes, possibilitando deles poderem saírem do local e ir para outras praças quando quisessem. Claro que isso seria possível apenas se os responsáveis tiverem condição ou se forem oferecido pela própria Prefeitura.

Trailer de Lanche como está

Como está

Trailer de lanches como Food Truck

Sugestão

Todas estas montagens foram feitas apenas com o objetivo de melhorar o turismo da região. Mas a praça também precisa melhorar em outros fatores. Como por exemplo:

  • – Melhorar a segurança implementando câmeras de vigilância escondida

  • – Plantio de mais flores variadas

  • – Arrumar o piso, trocando os que estiverem desgastados ou os escorregadios por outros mais seguros

  • – Colocar mais lixeiras

  • – Colocar mais bancos

  • – Arrumar paredes e pintura do balneário

  • – Fazer mais eventos culturais, como contando história da Praça e sobre Dom Pedro II em Poços

  • – Painéis turísticos que contem a história de Poços com fotos antigas

  • – Consertar luminárias quebradas e instalar mais para que o lugar fique bem iluminado

  • – Consertar fontes que não estão funcionando

  • – Limpeza do ribeirão

 

Agora caso você também tenha alguma ideia, comente abaixo!

 

Localização da praça:


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com