Sugestões de Revitalização do Recanto Japonês

O Recanto Japonês sempre encantou os turistas desde que foi fundado no lugar do antigo restaurante Caixa D’Água próximo a Serra São Domingos. Porém nos últimos anos o lugar acabou sendo deixado de lado e por consequência da falta de segurança, a Casa de Chá foi incendiada por um ato criminoso em 2016.

Após este acontecimento, o lugar está passando por um processo de terceirização da administração para que a prefeitura possa conseguir recuperar a Casa de Chá em meio a esta situação financeira precária que ela se encontra e desta forma poder também revitalizar o ponto turístico.

Então para ajudar nas idéias desta revitalização, vamos agora mostrar sugestões, por meio de montagens, para dar um exemplo de como poderia melhorar este importante ponto turístico da cidade:

Casa de Chá

Esta é a situação em que ela se encontra após o incêndio. A foto foi tirada em 2017 mostrando o ângulo frontal:

Casa de Chá após o incêndio

E essa é uma idéia com uma nova arquitetura japonesa, maior, com mais detalhes e com mais árvores em volta:

Montagem da Casa de Chá Recanto Japonês

 

Jardins

Além da casa de chá, também seria interessante ter uma mudança visual nos jardins, principalmente tendo plantações de cerejeiras, que é um tipo de planta muito comum na cultura japonesa, sendo que geralmente acontecem festivais de cerejeiras no Japão e em outros lugares que homenageiam a cultura japonesa no Brasil.

Um dos lugares interessante ter seria este corredor, que atualmente se encontra assim:

Corredor do Recanto sem cerejeiras

E com cerejeiras ela poderia ter a seguinte aparência:

Montagem do corredor do Recanto com cerejeiras

Portal

Uma outra sugestão seria a mudança da entrada do Recanto, porque é muito importante cativar as pessoas logo de entrada. E para isso, uma idéia seria usar os portais “Tori” com lanternas japonesas na entrada. Vejam a diferença que impactaria se a entrada fosse mudada:

Como ela se encontra atualmente:

Entrada do Recanto Japonês

E como ela poderia ser com o Tori:

Montagem da Entrada do Recanto Japonês com Tori

Provavelmente os turistas iriam tirar muitas fotos neste portal.

Sugestões de Festivais

Estas são idéias que poderia dar uma melhoria no ponto turísticos, mas é claro que existem diversas outras possibilidades, inclusive tendo novos festivais e eventos da cultura japonesa para que o lugar seja muito mais visitado. Vejam algumas idéias de festivais:

 

Sugestão Recanto - Taiko

Taiko: Um festival que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. A tradição pode ser datada de 1951 através da obra de Daihachi Oguchi e continuou com grupos reconhecidos mundialmente como o Kodo. Outros estilos de apresentação também emergiram de comunidades específicas no Japão. Grupos ativos de apresentação de kumi-daiko são ativos não apenas no Japão, mas também nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Brasil. Saiba mais aqui.

 

Sugestão Recanto - HinamatsuriHina Matsuri: Este é um tipo de festival de exposição de bonecas comemorada como um “dia da menina”. Isso poderia ser adaptado e usado para incentivar também ao comércio artesanal, pois além de expor, poderia vender bonecas japonesas para as pessoas. Saiba mais aqui.

 

 

Sugestão Recanto - Kodomonohi

Kodomo No Hi: Além do dia menina, também há o dia do menino, mas comemorado como dia das crianças. Neste evento são expostas flâmulas de carpas que são penduradas nos jardins e quintais das casas chamadas de koinobori, além de bonecos de guerreiros samurais. Saiba mais aqui.

 

 

Sugestão Recanto - Festival Tanabata

Tanabata: Este festival também é conhecido como “Festival das estrelas”, em que os lugares são decorados com grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas. Estes papéis são chamados de tanzaku, sendo um tipo de bilhete onde as pessoas colocam seus pedidos. A tradição ocorre também em São Paulo, na Praça da Liberdade desde 1979 e também em Ribeirão Preto desde 1994. Saiba mais aqui.

 

Sugestão Recanto - Festival Gastronomico

Festivais Gastronômicos Japonês: A comida japonesa é muito variada, tendo os principais pratos como sushi, tempura, gyoza, sashimi, hossomaki, hot-roll, temakis e entre outros. Em Poços existem diversos restaurantes japoneses e neste festivais poderia até mesmo fazer um tipo de competição entre os restaurante, assemelhando ao “Comida di buteco”, mas voltado a culinária japonesa.

 

Sugestão Recanto - Festival de Artes Marciais

Festivais de Artes Marciais: Existem diversas competições e apresentações de artes marciais nipônicas que poderia ser exibidas aos visitantes do Recanto. E se forem feitos estes festivais, beneficiaria as academias da cidade tendo um incentivo maior em poder ter aulas de diversos tipos destas artes. Como exemplo poderia ter apresentação de Ninjutsu, Karatê, Aikido, Kendo,Judo e Sumo. Saiba mais sobre as artes marciais aqui.

 

Sugestão Recanto - Festival de Música

Festivais de Músicas Japonesas: A cultura japonesa tem uma variedade de tipos de música que poderiam ser apresentadas ao público. Um dos famosos é o Enka, em que é tocado os instrumentos: shamisen (instrumento de cordas), koto (semelhante a cítara), flautas e tambores. Também há músicas folclóricas e músicas populares,com estilos mais ocidentais, como o rock (J-Rock), pop (J-Pop), dance e também as músicas de desenhos japoneses (anime songs).

 

Sugestão Recanto - Evento Cosplay

Eventos de Animes e Cosplay:  Diversos eventos de animes já aconteceram na cidade, principalmente na Urca. Porém seria muito interessante ter um tipo de evento com apresentações de cosplays no Recanto. O clima de natureza poderia favorecer boas fotos, mas obviamente teria de ser um evento com uma proporção menor, talvez apenas apresentações ou algo do tipo.

 

 

E além destas idéias, existem várias outras possibilidade para que o Recanto Japonês volte a encantar seus visitantes com todo seu potencial como todos nós desejamos. E se por acaso você tiver alguma outra ideia, por favor não deixe comentar.


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com