Se o Banco Moreira Salles tivesse sido mantido

Imagine como poderia ser a Rua Prefeito Chagas hoje em dia se a edificação da Casa Moreira Salles tivesse sido mantida e preservada desde a primeira versão:

Montagem: Se o Banco Moreira Salles tivesse sido preservado

Explicações:

1) Que grande construção é essa que foi colocada no lugar do Banco Itaú?

Esta era Casa Moreira Salles, ela era uma residência da Família Moreira Salles, cuja parte inferior era uma loja de diversos tipos de produtos. Ela foi construída neste lugar, na esquina da Rua Prefeito Chagas com a Rua Assis Figueiredo em 1919. Depois em 1940, ela virou um banco e foi reformada. Infelizmente, quando chegou nos anos 70 ela foi demolida completamente. E em 1981 foi construída a edificação do Banco Itaú que temos hoje.

2) Mas porque ela foi demolida?

Nos anos 70, Walther Moreira Salles, responsável pelo banco, fez uma união com mais de 15 empresas, nisso surgiu o Unibanco. Nesta época, muitas cidades passavam por um processo de modernização, principalmente os bancos. Conta-se que Walther não sabia que o Banco Moreira Salles estaria sendo demolido, pois ele estava em viagens para o exterior, já que ele foi nomeado por Getúlio Vargas para ser embaixador do Brasil em Washington – EUA. Então assim, sem o consentimento de Walther, o banco foi demolido para que uma nova estrutura pudesse ser feita para o Unibanco como marco de renovação.

3) E como a montagem foi feita?

Para que pudéssemos ter a noção de como poderia ser a construção hoje, foi feita a mesclagem destas duas fotos:

4) E existe alguma chance desta montagem se tornar realidade?

Já faz mais de 30 anos que a edificação foi demolida e muitas pessoas nem mesmo chegaram a ver com os próprios olhos esta construção. Para a rua voltar  a ter este cenário, teria que demolir a atual construção e ser feito uma reconstrução da antiga. Mas por mais que seja muito válido a reconstrução de lugares históricos na cidade, isso não é algo que anda acontecendo em Poços de Caldas, o gasto com patrimônios está sendo feito apenas para restaurações de lugares que estavam abandonados, como foi feito para o Teatro do Palace Cassino.

Além do mais, o atual lugar pertence ao Banco Itaú e somente depende do banco para fazer tal obra. Mas se fosse feito, seria uma das maiores homenagens a Família Moreira Salles, já que foi onde a história do Itaú Unibanco começou.

Agora se quiserem ver as fases da edificação da Casa Moreira Salles, veja o artigo a seguir:

Casa Moreira Salles

E se quiserem saber mais sobre a Família Moreira Salles, veja o próximo artigo:

Família Moreira Salles

 

Localização da montagem:


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com